Qual a infraestrutura necessária para instalar um interfone celular?

Por utilizar a comunicação sem fio (tecnologia celular), a infraestrutura necessária é muito singela. A instalação típica de um sistema completo de Interfonia celular, independentemente da quantidade de moradias do condomínio, se resume a um painel de rua (ou aparelho de telefone do porteiro), a central de Interfonia celular e uma fechadura elétrica ou eletroímã. Há basicamente três modos de operação do sistema, mas a infraestrutura se mantém praticamente a mesma:

1- Porteiro intermedia a comunicação entre visitantes e moradores

Nos condomínios onde a intermediação do contato entre os visitantes e os moradores deve ser feita pelo porteiro (vigia), deve-se conectar um aparelho de telefone convencional na central (não é necessária uma linha de telefone fixo, mas apenas conectar o aparelho à central). Este aparelho deve ser instalado no interior da guarita e sempre que um visitante desejar ingressar no condomínio o vigia chama o morador teclando o número da residência.

2- Visitantes teclam diretamente o número da residência no painel externo (modo mais comum)

Este é o modo mais utilizado para a Interfonia celular, pois não depende da figura do porteiro, reduzindo custos do condomínio. Nesse modo, conecta-se um painel externo na central de condomínio (12 ou 13 teclas) para permitir que os próprios visitantes chamem os moradores desejados.

3- Visitantes e porteiros podem chamar os moradores

Pode-se também optar pelas duas possibilidades simultaneamente, ou seja, os visitantes podem chamar os moradores teclando diretamente no painel externo ou solicitar a intermediação do porteiro, chamando na tecla “portaria”. Nas duas primeiras opções pode-se utilizar o modelo MP-1T da Pináculo, que possui apenas uma conexão para painel ou aparelho de telefone. Já o modo de operação número 3 necessita do modelo MP-2T, que permite a conexão de um painel externo e um aparelho de telefone. O MP-2T funcionará para as 3 situações.

Controle do acesso dos visitantes

No modo de operação 1, o vigia libera a entrada dos visitantes através de um botão instalado no interior da guarita, não dependendo de nenhum outro equipamento para isso, além do dispositivo de travamento da porta (fechadura elétrica ou eletroímã). Já nos modos de operação 2 e 3, o dispositivo de travamento é conectado no painel de rua. Desta forma tanto morador quanto porteiro podem permitir a entrada de visitantes enviando um comando pelo teclado numérico do seu telefone, tanto celular quanto fixo. Basta, por exemplo, teclar “*1” para que o painel externo libere a entrada.

Infraestrutura necessária

Como toda a instalação permanece apenas na entrada do condomínio, não é necessário levar eletrodutos a cada apartamento ou casa para transportar os fios até a central, pois a Interfonia celular utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia celular para realizar chamadas para os telefones dos moradores, sejam eles fixos ou celulares. Desta forma, em um sistema com painel externo com teclado numérico (para que o próprio visitante chame o morador) será necessária a seguinte instalação:

1- Eletroduto e um pequeno cabo para conectar o dispositivo de travamento da porta no painel externo;

2- Eletroduto e pequeno cabo para conectar o painel externo a central de interfone;

3- Nos casos onde se deseja manter o sistema em funcionamento durante faltas de energia elétrica, deve-se conectar os equipamentos a um nobreak de mercado ou ao modelo da Pináculo, específico para essa aplicação.

Agora você já viu que a infraestrutura necessária para a instalação da Interfonia celular é muito simples. Caso tenha alguma dúvida estamos à disposição através da nossa área comercial ou suporte técnico. Quer saber mais sobre as vantagens de um sistema de Interfone sem cabeamentos? Não deixe de acessar aos outros posts do nosso blog.

1 comentário em “Qual a infraestrutura necessária para instalar um interfone celular?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *