Como funciona o interfone celular para condomínios?

Reconhecido como uma das maiores inovações na comunicação entre visitantes e moradores de condomínios, o interfone celular a cada dia ganha novos adeptos. Disruptiva em sua essência, essa tecnologia só traz benefícios a moradores, visitantes e empresas especializadas neste segmento.

Sistemas tradicionais

Os sistemas tradicionais (interfones cabeados) são compostos por alguns equipamentos para que possa funcionar, são eles:

1- Central de Interfonia

Equipamento com capacidade de ramais proporcional à quantidade de apartamentos ou casas de um condomínio.

2- Interfones

Aparelhos que permitem a comunicação dos moradores com a portaria, são instalados no interior de cada residência e conectados a central de interfone.

3- Painel de rua

Painel externo onde os visitantes teclam os números das residências com as quais desejam se comunicar ou a tecla de comunicação com o porteiro para solicitar informações.

4- Cabeamento

Grande quantidade de cabos para conectar cada interfone à central de Interfonia. O custo de instalação de um sistema cabeado é extremamente alto, pois além da exigência de um aparelho em cada residência, é necessário levar um par de fios de cada interfone até a central, sendo comum a necessidade de quilômetros de cabos em um único condomínio. A passagem dos cabos e instalação dos aparelhos podem exigir semanas de trabalho árduo, elevando o custo de implantação a valores estratosféricos. Antes mesmo de iniciar a instalação do sistema cabeado é necessário um investimento em mão-de-obra e materiais, pois é preciso instalar eletrodutos por onde correrão os cabos que conectarão cada interfone à central.

Alto custo com manutenções

Além do alto custo de instalação, o custo de manutenção também se torna demasiadamente alto, pois a probabilidade de problemas aumenta proporcionalmente a quantidade de dispositivos instalados. Além disso, quanto mais cabos no sistema de interfone do condomínio, maior a chance de problemas com conexões, umidade e do sistema ser atingido por descargas elétricas, causando danos severos na central e pontos de interfones. Outro inconveniente importante nos interfones cabeados é a dificuldade de se fazer manutenção, pois quando o problema ocorre nos cabos ou interfones instalados nas residências, a solução só é possível com o ingresso do técnico no interior da residência, dependendo assim da disponibilidade de cada morador.

Vantagens da Interfonia celular

O interfone sem cabeamentos resolve todos os problemas citados acima, já que os aparelhos de interfone dos apartamentos são eliminados, bem como todo o cabeamento e instalação destes dispositivos. Um técnico poderá ativar a solução em um condomínio inteiro em pouco mais de uma hora. Para tanto, basta conectar o painel de rua a um dos modelos de interfone celular da Pináculo (MP-1T ou MP-2T), inserir o chip de telefonia celular, configurar a agenda com os números de telefones dos moradores e conectar o telefone do vigia, caso necessário. Note que todo o sistema se resume basicamente ao painel de rua e a pequena central de Interfonia Celular. Todas as manutenções poderão ser realizadas a qualquer momento, pois jamais será necessário ingressar em uma residência.

Os moradores atenderão os visitantes nos seus telefones celulares, dentro ou fora dos seus apartamentos ou casas. Poderão atender também em telefones fixos, pois assim que o visitante digitar o número da residência, o equipamento ligará indiscriminadamente para os números programados (até dois números para cada residência). Além de todas essas vantagens referentes a altos custos de implantação e manutenção, o morador ganha mobilidade, pois poderá se comunicar com os visitantes aonde estiver, sendo possível inclusive abrir os portões para pedestres e carros através de um comando em seu celular.

Agora que você já conhece as vantagens do uso da Interfonia Celular, na hora de adquirir, substituir ou consertar o sistema de interfones do seu condomínio avalie bem qual a melhor alternativa para o seu uso. Gostou do conteúdo desse post? Você encontrará outros assuntos relevantes acessando o nosso blog. Mas se preferir, entre em contato com nossa área comercial ou suporte técnico e saiba mais sobre as vantagens de um sistema de Interfone sem cabeamentos.

4 comentários em “Como funciona o interfone celular para condomínios?”

    1. Robério,

      Pedimos desculpa pela demora no retorno, pois tivemos alguns problemas de notificações em nosso blog.

      Em seguida nosso consultor entrará em contato com você por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *