Como resolver os principais problemas nos interfones de condomínios

Os problemas mais críticos na Interfonia convencional de um condomínio normalmente estão relacionados às questões físicas, ou seja, defeitos ligados ao cabeamento. Com o passar dos anos os fios que conectam os interfones das residências à central de interfonia apresentam um desgaste natural. O processo pode ser acelerado dependendo das condições das instalações. A umidade nos ambientes confinados (principalmente eletrodutos subterrâneos) é talvez o maior causador de defeitos, que vão desde ruídos durante a comunicação, degradação completa da isolação e até o rompimento dos fios, podendo causar curtos-circuitos, comprometendo severamente o funcionamento dos equipamentos. Em muitos casos os roedores são os vilões, pois é comum que estes animais eliminem a isolação dos fios deixando os metais expostos, causando os mais diversos defeitos no sistema de interfonia.

A obstrução de eletrodutos subterrâneos por lama ou excesso de cabos é outro problema de difícil solução. A instalação de um novo eletroduto e passagem de novos cabos pode ser a única solução, todavia, possivelmente bastante onerosa.

Problemas com o funcionamento de parte dos ramais da central de interfonia também são muito recorrentes e normalmente são causados por descargas elétricas, especialmente os ramais mais distantes da central, já que ficam mais expostos às descargas atmosféricas.

Todos esses problemas podem afetar severamente apenas uma parte do sistema, e a solução mais indicada pode não ser a renovação das instalações, mas sim a migração de parte do sistema de interfonia fixa para a interfonia celular. Nesse caso, os moradores que não possuem mais o interfone convencional em funcionamento, passam a utilizar o celular ou telefone fixo como interfone. Já os moradores do mesmo condomínio que ainda possuem o ramal de interfone em funcionamento poderão optar em atender as chamadas dos visitantes ou vigia tanto no interfone tradicional quanto em um aparelho de telefone, seja fixo ou celular.

Como funciona

 A interfonia mista é possibilitada por um interfone celular com recursos específicos. Conectado entre o teclado de rua multiteclas e a central de interfonia, o interfone celular misto funciona de forma integrada com a central cabeada. O equipamento trata as chamadas dos visitantes e dependendo de cada caso, as direciona apenas para o interfone convencional, para até dois números de telefones ou ambos simultaneamente. Em cenários onde há a figura do vigia e não existe um painel de rua multiteclas para que os visitantes chamem os moradores diretamente, o equipamento pode ser conectado apenas em um ramal da central cabeada. Desta forma, moradores e vigia podem acessar o ramal da central cabeada onde se encontra conectado o equipamento e discar o número da residência desejada para que a central ligue para os números de telefones correspondentes.

O modelo Pináculo MP-TR permite cadastrar até 2 números de telefones para cada uma das 5.000 residências que comporta em sua memória, utilizar dois chips de operadoras diferentes para garantia de funcionamento na ausência de uma delas e acesso pela plataforma WEB, o que facilita consideravelmente a programação do sistema. A plataforma também oferece a possibilidade de monitoramento do sistema, bem como o registro de logs de eventos.

IMPORTANTE: esses sistemas de interfonia celular não utilizam o pacote de dados dos celulares dos moradores, ou seja, as chamadas ocorrem através do canal de voz. Além de não consumirem o pacote de dados, essa característica é bastante importante também pela questão de qualidade da chamada, pois é sabido que a comunicação de dados nos celulares nem sempre é satisfatória, podendo causar uma comunicação de difícil compreensão ou até mesmo inviável.

Agora que você já conhece as vantagens do uso da Interfonia Celular integrada à interfonia cabeada, na hora de adquirir, substituir ou consertar o sistema de interfones do seu condomínio avalie bem qual a melhor alternativa para o seu uso. A Pináculo certamente tem uma solução de interfonia do jeito que você precisa! Gostou do conteúdo desse post? Você encontrará outros assuntos relevantes acessando o nosso blog. Mas se preferir, entre em contato com nossa área comercial ou suporte técnico e saiba mais sobre as vantagens de um sistema de Interfones integrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *