O Leilão da 5G e diferenças entre 2G, 3G, 4G e 5G.

O Leilão da 5G e diferenças entre 2G, 3G, 4G e 5G.

                Com o Leilão da 5G que ocorreu recentemente, as dúvidas sobre o que significa e as diferenças entre os sinais 2G, 3G, 4G e 5G aumentaram. Por isso a Pináculo desenvolveu o conteúdo perfeito para nossos usuários.

                Cada uma dessas redes opera em diferentes faixas de frequência. Então os chips e os aparelhos precisam ser compatíveis com a rede onde se quer utilizá-los. Por exemplo: um celular que possuí apenas a tecnologia 2G, não funcionaria na rede 3G.

                Voltando ao leilão do 5G. Resumindo um pouco o que aconteceu foi que o Governo Brasileiro criou lotes que compreendem determinados Estados e regiões. Cada lote tem um plano de implantação da rede 5G que melhor atende a necessidade daquela região. As empresas de telecomunicações que participaram, compraram os direitos de operação dos lotes, comprometendo-se a cumprir o plano de implantação e os prazos estabelecidos.  Ou seja, além de termos as antenas para possibilitar a tecnologia, é necessário que alguma empresa ofereça o serviço.

                No site da ANATEL é disponibilizada um mapa para a consulta de intensidade de sinal: http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/cmap.php

Imagem gerada no dia 17/11/21. Informações podem variar com a data.

                Como mostra na imagem, na região de Duque de Caxias (RJ), o sinal que melhor funciona é o 4G, isso acontece pois perto das capitais e de regiões mais desenvolvidas, as tecnologias são mais necessárias e a população possui uma renda maior, o que a torna o mercado ideal.

                Como podemos ver, a 2G está com a menor qualidade, por ser uma tecnologia já ultrapassada, os aparelhos de celulares mais recentes não conectam mais em 2G. Mas quais as diferenças entre 2G, 3G, 4G e 5G.

                A Pináculo fez essa imagem para facilitar a compreensão.

1G

                Os primeiros celulares eram utilizados por volta de 1980, eles só permitiam chamadas de áudio e as transmissões eram feitas de forma analógica, por rádio. Como se cada celular sintonizasse em um canal, como o rádio comum.

                Além de ter muito chiado e problemas no som da chamada, elas também não eram encriptadas, então qualquer pessoa com um scanner de rádio poderia acessar as chamadas.

2G

                Com a chegada do 2G, a qualidade de som já melhorou, as chamadas eram encriptadas digitalmente e já era possível mandar as mensagens de texto, os SMS. Outra melhoria é que o espectro da frequência do 2G era utilizado de forma mais inteligente, o que permitiu que mais pessoas utilizassem na mesma frequência, ampliando o mercado.

                Em muitos países o 2G já foi desativado, assim é liberado o espaço de banda que ele usava, permitindo que novas tecnologias prosperem.

3G

                Com a 3G inicia o que conhecemos hoje como smartphones. Já era possível conferir e-mails e acessar sites pelo celular. Além de que se iniciaram os primeiros streamings, apesar de que a qualidade ainda não era boa o suficiente para assistirmos a Netflix como hoje.

                Segundo a OpenSignal, empresa britânica que analisa a conectividade mobile no mundo, 86% dos usuários 3G brasileiros nunca se conectaram ao 4G.

                 Alguns dos motivos para isso acontecer são por não possuírem um celular adaptado, pela região não ter disponibilidade da rede 4G ou então pelos planos das operadoras serem muito caros. Com isso nós conseguimos saber que a 3G não irá embora tão cedo.

                Todos os produtos da Pináculo trabalham com a tecnologia 3G, assim garantimos que nossos clientes possuam um bom equipamento com abrangência em todo o Brasil.

4G

                É iniciada a época de streaming de alta qualidade. Agora os celulares novos precisam vir direto da indústria também com a capacidade de conectar ao 4G. A mesma mudança que aconteceu quando chegou o 3G, celulares antigos ficam ultrapassados. Esse já é um dos motivos de que parte da população não utiliza a tecnologia 4G, devido ao valor elevador dos telefones.

                Conforme as operadoras oferecem melhores planos de internet 4G, aos poucos os usuários migram para a tecnologia. Porém uma grande parte dos brasileiros continua no uso do 3G, principalmente em áreas mais remotas.

5G

                A Internet das Coisas chegou, o 5G permite que vários aparelhos e eletrodomésticos estejam conectados na internet. Assim se iniciam as casas inteligentes.

                Alguns especialistas já clamam que a 5G vai ser 20x mais rápida que a 4G.

                Cada melhoria do 1G até o 4G gerou novas formas de interagirmos com o mundo e a sociedade. A 5G só está em alguns países mais desenvolvidos por enquanto, mas já podemos ver grandes mudanças no nosso dia a dia.

                Esperamos que este texto facilite a compreensão sobre os diferentes sinais de internet. A Pináculo está sempre conectada nas novas tecnologias e procura desenvolver os melhores produtos para os clientes.

                  Clique aqui para conhecer mais sobre os melhores produtos para os seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *