Como instalar um interfone celular?

A instalação de um interfone celular em um condomínio inteiro é uma tarefa muito simples, não exige conhecimento técnico aprofundado e pode ser realizada em pouco mais de uma hora. Por não utilizar aparelhos de interfones nas residências, não há necessidade de fazer a passagem de cabos e instalar dispositivos em cada apartamento ou casa. Todo o sistema de interfones de um condomínio inteiro se resume a uma pequena central de Interfonia celular e um painel de rua. O único cabo necessário para a instalação completa é composto por apenas dois fios e conecta o painel externo à central de condomínio.

Controle do acesso de visitantes

O acionamento para liberar o portão e permitir a entrada dos visitantes é realizado através do painel de rua e poderão ser utilizados vários modelos de dispositivos, como fechos elétricos, eletroímãs e fechaduras magnéticas. Geralmente os painéis externos de mercado permitem controlar dois acessos, sendo normalmente um para entrada de pedestres e outro para carros.

Para permitir a entrada de um visitante, o morador que recebeu a chamada em seu celular ou telefone fixo deverá, por exemplo, teclar “*1” para liberar a entrada de pedestre ou “*2” para abrir o portão de entrada de carros, caso haja essa possibilidade. Esses comandos podem ser diferentes dependendo do modelo de painel utilizado.

Interfonia celular em condomínios com vários blocos ou torres

Atualmente é muito comum a construção de grandes condomínios residenciais que concentram milhares de apartamentos em dezenas de torres ou blocos. Para esta aplicação, a Interfonia celular é ainda mais adequada, pois reduz drasticamente os custos de instalação e manutenção. Nesses casos pode-se optar por dois modos de funcionamento:

Interfones celulares apenas na guarita

É comum mais de uma guarita por condomínio e dependendo do fluxo de visitantes, pode-se instalar mais de um interfone em cada guarita. Nesse modelo de uso o morador recebe uma chamada em seu telefone e libera a entrada do visitante no condomínio. Para que o visitante acesse o bloco específico, o morador se dirige a entrada do bloco para abrir a porta. Em alguns condomínios essas portas permanecem abertas.

Interfones celulares nas guaritas e blocos

Nesse modelo de uso os interfones celulares são instalados nas portarias e nos blocos. Para acessar o bloco desejado, o visitante realizará duas chamadas:

  • Ao chegar no condomínio, o visitante tecla o número do apartamento desejado no painel de rua (fora do condomínio) e gera uma chamada para o morador, que libera seu acesso através de um comando no celular ou telefone fixo;
  • Ao chegar no bloco o visitante novamente tecla o número do apartamento desejado, gerando uma nova chamada para o morador, que poderá permitir a entrada a partir de um novo comando.

Programação do interfone celular

A programação da agenda com os números de telefones que o interfone celular deve chamar quando um visitante teclar o número de uma residência pode ser feita de 3 formas:

  • Através de um aparelho de telefone convencional conectado a central de interfonia;
  • Através de um notebook conectado à porta USB do equipamento;
  • Através da internet, acessando a plataforma WEB em um computador ou smartphone (www.interfoniacelular.com.br). Para colocar o sistema em funcionamento bastará inserir na central de interfone sem fio um chip celular com plano para chamadas de voz. Para utilizar as facilidades da plataforma de programação dos interfones da Pináculo é necessário que o chip celular do interfone tenha plano de voz e dados.

Funcionamento durante faltas de energia

Para que o sistema permaneça em funcionamento durante faltas de energia elétrica, basta instalar um nobreak de mercado para alimentar a central de Interfonia e o painel externo. A Pináculo possui um nobreak próprio para esta aplicação, que, portanto, oferece maior autonomia de funcionamento durante a falta de energia.

Agora que você já conhece o funcionamento a facilidade de instalação da Interfonia Celular, fica ainda mais fácil escolher qual solução você ou seu cliente precisa. Em nosso blog, você encontra mais assuntos como esse. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa área comercial ou suporte técnico.

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